A I.A: Novas Tecnologias, Velhos Problemas
A I.A, na nossa opinião, pode ajudar a potencializar a prática do jornalismo, embora apresente muitos desafios à profissão. É verdade que tem inúmera aplicações dentro do jornalismo, como a melhoria de imagens ou a atualização de certas notícias pequenas sem autoria, o que permite libertar tempo aos jornalistas para se focarem em facetas mais importantes da profissão.
Por outro lado, a utilização da I.A revela grandes dilemas para a profissão. Devemos ter o cuidado para não dependermos demasiado destas ferramentas, e retirarmos a dimensão humana do jornalismo.
Em relação à potencialização da fabricação e disseminação da desinformação, acreditamos que a I.A tem a grande possibilidade de magoar seriamente a credibilidade do jornalismo, quando, obviamente, indevidamente aplicada. Por exemplo, através da fabricação de citações ou imagens.
No fundo, na nossa opinião, o segredo para lidar com esta situação, como muitas outras, resume-se a ter um comportamento ético e moral em relação à aplicação da I.A na prática jornalística.
Ou seja, não é nada de novo. O problema, como sempre, não está na tecnologia em si, mas sim na forma de como a escolhemos aplicar e utilizar.
João Henrique;
Jornalismo,
M14939.
Gonçalo Sá;
Jornalismo,
M14399.
Tomás Quaresma;
Jornalismo,
M14621.