Revista Dois: O papel que surpreende o digital
Dois. Pode ser uma simples palavra que serve para representar uma quantidade numérica, mas para jornalismo nacional representa a vitória da área sobre os maus augúrios do impresso ou dos desertos de notícias.
A revista Dois surgiu como a celebração das dez voltas em torno do sol do jornal "Sul Informação. Publicada em 2022, sai agora anualmente a revista que traz aos leitores entrevistas em profundidade, reportagens e sugestões de lifestyle, com foco na região do Algarve. Tudo sobre o cuidado atento de toda a redação quanto à qualidade do conteúdo, mas também à estética do produto final, característica que já se destacam no jornal em si.
"Ainda vale a pena criar novos produtos no impresso desde que sejam inovadores?" Elisabete Rodrigues, diretora do "Sul Informação", responde convictamente que sim.
O jornal representa uma área geográfica que, como a diretora descreve, é mais do que "do mar ao Alentejo". É uma região grande e o jornal tenta representar todos os municípios tanto em política como em cultura e economia. Privilegia o local e o regional. E apresenta todo o seu conteúdo online e disponível para todos sem paywalls. Este é o seu universo digital, mas a revista Dois veio trazer ao impresso a marca que o jornal imprimiu no digital.
Os custos são outros com o papel. Há que acautelar a produção e distribuição, mas mesmo assim a revista Dois põe 5000 exemplares a circular pelo país há três anos, vendendo anualmente 1500. Pode parecer um número pequeno à partida, mas há que olhar para o panorama nacional onde outros jornais, com uma presença nacional, vendem mais 6500 exemplares.
É uma revista de nicho. É uma revista para quem tem interesses pelo Algarve. Mostra novos olhares sobre a região, tanto para quem é de lá, como para quem já foi ou só para quem queira conhecer. Desde o futuro que se cria na Universidade do Algarve, com investigações, até ao tão conhecido mar, mas com uma abordagem diferente – o que muda com a cultura do surf na Costa Vicentina.
As revistas não são o que está na voga. O mundo parece mover-se para o digital, mas a revista Dois vem provar que isso não é um imperativo. Que é possível combinar um conteúdo em profundidade com a estética que se deve destacar uma revista. Só vem demonstrar que o inovador e o distinto ainda tem lugar no papel e é reconhecido.
Catarina Faria, Júlia Lopes e Raquel Sequeira